fbpx

A PREPARAÇÃO DE ATORES NÃO É A VILÃ DOS ORÇAMENTOS

Para garantir a qualidade do produto final a preparação de atores deve acontecer quase que exclusiavamente na fase de pré produção, terminando idealmente 1 semana antes do arranque. 
O valor agregado com esse modelo de trabalho é bastante mensurável.  A preparação de atores na pré produção é amiga do orçamento!
Por exemplo, quantas cenas estão no plano e quantos minutos (em média) o realizador dispõe para ensaios?
Pouquíssimos, cada vez menos. Não dá para discutir percurso da personagem, propostas de encenação ou oferecer mini aulas para quem está iniciando a jornada. Quanto menos gente dando palpite no set, melhor. É claro que essa realidade dissociada dos ensaios na pré produção ou de um acompanhamento 1-2-1 acabaria por gerar uma equipe frustrada e desmotivada.
Por isso o processo criativo deve ser assegurado na pré produção.  No set tudo o que queremos é cumprir o plano com excelência. O exemplo se encaixa na perfeição para preparação de atores em novelas, series e filmes. 
O meu papel como preparadora de atores é construir uma rede que permita que o elenco se lance com segurança. Criar o ambiente adequado para pesquisa e construção de personagens únicos promovendo sinergia entre eles.
A trama pode ser ótima mas são os atores os responsaveis por criar a empatia com o espectador. Isso exige treino.
Outro beneficio da preparação de atores na pré produção é o espirito de equipe, é importante sentir-se parte do processo e responsabilizar o ator pelos resultados.
GABRIEL foi sem dúvida um marco na minha carreira em Portugal. Desde 2008 bato na tecla que o trabalho do preparação de atores é 100% na pré-produção. Não se trata de abandonar o barco mas de dar suporte sem criar dependência. Eu vou sempre estar por perto se a produção, realizador ou elenco solicitar, mas o meu trabalho é empoderar o artista para o voo solo.
Eu trabalho para entregar elencos autónomos, funcionais, com forte espirito de equipe, que respeitam o texto e a realização.
Este método de trabalho traz inúmeros benefícios e torna o orçamento bem mais simpático para produção. Exige uma dose extra de planejamento, é verdade, mas quando não se tem dinheiro sobrando é preciso método e organização.
O Nuno Bernardo separou 4 semanas para os ensaios de  GABRIEL, esteve conosco sempre que a agenda permitia. Da minha parte, assegurei um elenco pronto a filmar no dia combinado. Dalí para frente ele assumiu barco e eu não poderia estar mais feliz com tantas indicações do filme. A preparação de atores estará sempre subordinada ao realizador/diretor, o filme é dele, engana-se quem pensa diferente.
Os ensaios não são o vilão dos orçamentos, ao contrário, um elenco bem preparado entra em ação rapidamente. Depois dos Globos de Ouro, GABRIEL está nomeado para os Prémios Sophia pela segunda vez nas categorias de Melhor Actor Principal (Igor Regalla) e Melhor Música Original (Vado Mas Ki Ás). 
GABRIEL  cumpriu a sua missão, inspirar o espectador com uma linda historia de superação com personagens tocantes que criam empatia imediata com o espectador. Levar o prémio para casa seria a cereja no topo do bolo. Quem sabe?
Elenco: Almeno Gonçalves, Ana Marta Ferreira, Igor Regalla, Mina Andala, Sérgio Praia, Zé Condessa, Angelo Torres
Trabalho de corpo: David Chan.

Se você tem um novo projeto recomendo que conheça o Programa Power Acting, juntos vamos criar perosnagens incriveis e contar histórias memoráveis. 
Mais sobre a preparação de GABRIEL👇
https://www.facebook.com/gabrielofilme/videos/802132876789780/